Proposta Pedagógica

Objetivo da Proposta Pedagógica do Colégio

Desenvolver competências para enfrentar as diferentes situações que se apresentam ao longo da vida, sem perder o essencial, no que se refere aos valores humanos e cristãos, zelando pela valorização da vida e da família, tendo em vista a excelência pedagógica em todos os níveis educativos.

Opção Pedagógica

O Colégio Santa Rosa de Lima inscreve-se na opção da UNESCO, que propõe uma educação permanente e inclusiva, que considera todas as situações existenciais como momentos de aprendizagem e procura sintonizar-se com as necessidades cada vez mais urgentes de um mundo em permanente transformação. Dessa forma, configura o seu fazer educativo de tal maneira que propicie abertura e disponibilidade da pessoa para aaprendizagem ao longo da vida(Lifelong learning).
Programa de Mediação Docente

O professor tem como tarefa mediar o acesso do estudante no processo de aprendizagem. Para Vygotski: “De igual maneira o mestre, por um lado, é o organizador e administrador do meio social educativo e, por outro, parte desse meio”. E ainda: “[…] a educação se faz através da própria experiência do aluno, a qual é inteiramente determinada pelo meio, e nesse processo o papel do mestre consiste em organizar e regular o meio” (VYGOTSKI, 2001, p. 67). O Colégio Santa Rosa mantém o Programa de Mediação Docente de modo institucional e permanente, sendo regulado pela Direção Geral e aplicado desde o início de ano letivo em todas as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, visando a aportar todos os alunos, de forma igualitária, dos pré-requisitos para cursar a série em que estão matriculados.
Psicopedagogia

Tem função preventiva e sanadora, pois pretende um olhar e escuta diferenciados, voltados ao processo do aprender/ensinar, que permita o conhecimento de sintomas, a análise destes e os possíveis encaminhamentos para sua solução. Ao mesmo tempo, dá suporte aos docentes e coordenações na identificação de alunos com dificuldades e/ou problemas de aprendizagem, alunos especiais e com altas habilidades, assessorando-os com proposições de alternativas didático-pedagógicas.
Abordagem de temas transversais

Conforme previstos nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN), os temas transversais constituem-se dimensão fundante da aprendizagem e são trabalhados nos projetos previstos em cada nível de ensino.
Projetos e atividades interdisciplinares

Os projetos e atividades interdisciplinares são propostos pelos professores às coordenações de nível de ensino e aprovados pelo Diretor Geral. Somente em situações excepcionais serão acrescidos ao longo do ano letivo projetos e atividades que não constem no calendário de atividades. É expressamente proibida a entrada em sala de aula de terceiros para divulgação de quaisquer atividades alheias à natureza acadêmica.

1 Aulas no contra turno

O Ensino Fundamental II e o Ensino Médio preveem carga horária no contra turno. As mesmas são necessárias para integralização das horas de ensino ministradas no nível, não sendo possível nem compatível a dispensa a nenhum dos discentes.
2 Alunos com assistência educacional

Por tratar-se de uma Instituição Educativa Filantrópica, o Colégio Santa Rosa de Lima oferece assistência educacional correspondente a 50% e 100% dos valores das mensalidades. Constam no Edital os direitos e deveres dos alunos beneficiados, que devem ser observados para que se possa garantir a continuidade da mesma.