Proposta Pedagógica

Objetivo da Proposta Pedagógica do Colégio
Desenvolver competências para enfrentar as diferentes situações que se apresentam cotidianamente, sem perder de vista o essencial, no que se refere aos valores humanos e cristãos, zelar pela valorização da vida e da família e ter em vista a excelência pedagógica em todos os níveis educativos.

Concepção Pedagógica
O ser humano está em constante processo de aprendizagem. O período e o espaço escolar são apenas partes desse processo. Valores e qualidade de ensino devem andar juntos, visando formar pessoas éticas e capacitadas a vivenciar o mundo do trabalho e das relações com os conhecimentos adquiridos, experienciados e compartilhados durante a caminhada escolar.

Metodologia
Visando à autonomia intelectual e moral, à cidadania e à competência, todos os níveis de ensino desenvolvem atividades que tem por objetivo conciliar teoria e prática, com aulas expositivo-dialogadas, atividades interdisciplinares, projetos, viagens, atividades extracurriculares, ações solidárias, intercâmbio internacional, tecnologias digitais e outros possibilitando aos estudantes a vivência da aprendizagem a partir de variadas maneiras para que consigam direcionar o seu próprio aprendizado e escolher seus próprios caminhos.

Psicopedagogia
Tem função preventiva e oferece um novo olhar que reflete o comprometimento da escola junto à família do (a) aluno (a). Profissional voltado ao processo do aprender/ensinar, identificador dos sintomas dificultadores e a partir disso realiza os possíveis encaminhamentos. Ao mesmo tempo, dá suporte aos docentes e coordenações na identificação de alunos com dificuldades e/ou problemas de aprendizagem, alunos especiais e com habilidades, assessorando os professores com proposições de alternativas didático-pedagógicas.

Abordagem de temas transversais
Conforme previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os temas transversais constituem-se projetos fundamentais da aprendizagem e são trabalhados em cada nível de ensino.

Projetos e atividades interdisciplinares
São propostos pelos professores às coordenações de nível de ensino e aprovados pelo Diretor Geral. Somente em situações excepcionais serão acrescidos ao longo do ano letivo projetos e atividades que não constem no calendário de atividades. É expressamente proibida a entrada em sala de aula de terceiros para divulgação de quaisquer atividades alheias à natureza acadêmica.

Aulas no contra turno
O Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio preveem carga horária no contra turno. As mesmas são necessárias para integralização das horas de ensino ministradas no nível, não sendo possível nem compatível a dispensa a nenhum dos discentes

Alunos com assistência educacional
Por tratar-se de uma Instituição Educativa Filantrópica, o Colégio Santa Rosa de Lima oferece assistência educacional correspondente a 50% e 100% dos valores das mensalidades. Constam no Edital os direitos e deveres dos alunos beneficiados, que devem ser observados para que se possa garantir a continuidade da mesma.