O ser humano está em constante processo de aprendizagem.
O período e o espaço escolar são apenas parte desse processo.

Objetivo da Proposta
Pedagógica do Colégio

Desenvolver competências para enfrentar as diferentes situações que se apresentam cotidianamente, sem perder de vista o essencial, no que se refere aos valores humanos e cristãos, zelar pela valorização da vida, da família e ter em vista a excelência pedagógica em todos os níveis de ensino.

Metodologia

Visando à autonomia intelectual e moral, à cidadania e à competência, todos os Níveis de Ensino desenvolvem atividades que tem por objetivo conciliar teoria e prática, com aulas expositivo-dialogadas, atividades interdisciplinares, projetos, viagens, atividades extracurriculares, ações solidárias, intercâmbio internacional, tecnologias digitais e outros, possibilitando aos estudantes a vivência da aprendizagem a partir de diferentes maneiras para que consigam direcionar o seu  aprendizado e escolher seus próprios caminhos.

Concepção Pedagógica

O ser humano está em constante processo de aprendizagem. O período e o espaço escolar são apenas parte desse processo. Valores e qualidade de ensino devem andar juntos, visando formar pessoas éticas e capacitadas a vivenciar o mundo do trabalho e das relações com os conhecimentos adquiridos, experienciados e compartilhados durante a caminhada escolar.

Setor de Psicologia

Tem função preventiva e oferece um novo olhar que reflete o comprometimento do Colégio junto à família do(a) aluno(a). Profissional voltado ao processo do aprender/ensinar, identificador dos sintomas dificultadores e, a partir disso, realiza os possíveis encaminhamentos. Ao mesmo tempo, dá suporte aos docentes e coordenações na identificação de alunos com dificuldades e/ou problemas de aprendizagem, alunos especiais e com habilidades, assessorando os professores com proposições de alternativas didático-pedagógicas.

Abordagem de
Temas Transversais

Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os temas transversais constituem-se projetos fundamentais da aprendizagem e são trabalhados em cada nível de ensino.

Projetos e Atividades
Interdisciplinares

São propostos pelos professores às Coordenações de Níveis de Ensino e aprovados pelo Diretor Geral. Somente em situações excepcionais serão acrescidos ao longo do ano letivo projetos e atividades que não constem no calendário de atividades.

Aulas no Contraturno

O  Novo Ensino Médio, com o aumento da  carga horária, terá aulas no contraturno. As mesmas são necessárias para integralização das horas de ensino, ministradas no nível, não sendo possível, nem compatível, a dispensa a nenhum dos discentes.

Temos também a possibilidade de aulas no Contraturno, na Educação Infantil, aos pais interessados.

Integração Social / Disciplinar

À Coordenação de Integração Social/Disciplinar cabe zelar pelo cumprimento dos horários e das normas disciplinares do Colégio. Tem a função de acolher e orientar os educandos, a fim de que cumpram com seus deveres e garantam a ordem e o respeito entre todos para que as normas de convivência na escola, possibilitem uma boa convivência.

Aulas com assistência educacional

Por tratar-se de uma Instituição Educativa Filantrópica, o Colégio Santa Rosa de Lima oferece assistência educacional correspondente a 50% e 100% dos valores das mensalidades. Constam no Edital os direitos e deveres dos alunos beneficiados, que devem ser observados para que se possa garantir a continuidade da mesma.